Durante o processo de definição da coleção de textos que viriam a constituir o Novo Testamento, certos critérios de canonicidade foram frequentemente utilizados pela Igreja nos primeiros séculos da Era Cristã. Abaixo, apresento os principais em forma de perguntas, acrescentando trechos de textos antigos (por mim traduzidos) de modo a exemplificar a consideração desses critérios.
O livro foi escrito por um apóstolo?
fertur etiam ad Laodicenses, alia ad Alexandrinos,
Pauli nomine fictae ad haeresem Marcionis, et alia plura, quae in catholicam
ecclesiam recipi non potest; fel enim cum melle misceri non congruit
Há, ainda, uma carta aos laodicenses e
outra aos alexandrinos forjadas no nome de Paulo em prol da heresia de Marcião,
e outras tantas que não podem ser recebidas na Igreja universal; fel não se
mistura com mel.
Pastorem uero nuperrime temporibus nostris in Urbe
Roma Hermas conscripsit, [...]; et ideo legi eum quidem oportet, se publicare
uero in ecclesia populo, neque inter Prophetas, completum numero, neque inter
apostolos, in finem temporum potest.
Mas Hermas compôs O Pastor muito
recentemente, em nosso tempo, na cidade de Roma [...] Por isso, deve ser lido,
mas não lido publicamente na Igreja, nem entre os profetas, pois seu número
está completo, nem entre os apóstolos, pois está findo o tempo deles.
Cânon Muratoriano, aprox. 170 d.C.
O livro foi escrito por alguém associado
a um apóstolo?
Exemplos: Lucas - Paulo ou
Marcos – Pedro
δεύτερον δὲ τὸ κατὰ
Μάρκον, ὡς Πέτρος ὑφηγήσατο αὐτῶι, ποιήσαντα, ὃν καὶ υἱὸν ἐν τῆι καθολικῆι ἐπιστολῆι
διὰ τούτων ὡμολόγησεν φάσκων· ἀσπάζεται ὑμᾶς ἡ ἐν Βαβυλῶνι συνεκλεκτὴ καὶ Μάρκος
ὁ υἱός μου.
Em
segundo lugar, está o [Evangelho] segundo Marcos, que [o] fez como Pedro lhe
indicava. Esse [Marcos], Pedro reconhece ser seu filho na epístola universal ao
dizer com nos seguintes termos: "Cumprimenta-os a co-eleita que está na
Babilônia, e Marcos, meu filho."
Orígenes (184 – 253d.C.), segundo Eusébio em Hist.
Ecl. VI 25
O livro é coerente com os outros livros
canônicos e com os ensinamentos dos apóstolos?
Orígenes diz sobre Hebreus:
ἐγὼ δὲ ἀποφαινόμενος
εἴποιμ' ἂν ὅτι τὰ μὲν νοήματα τοῦ ἀποστόλου ἐστίν, ἡ δὲ φράσις καὶ ἡ σύνθεσις ἀπομνημονεύσαντός
τινος τὰ ἀποστολικὰ καὶ ὥσπερ σχολιογραφήσαντός τινος τὰ εἰρημένα ὑπὸ τοῦ
διδασκάλου.
Expondo minha opinião, eu diria que, por um
lado, os pensamentos são do apóstolo, enquanto que, por outro lado, o estilo e
a composição são de alguém que relembra os [ensinamentos] apostólicos, como de alguém
que comenta por escrito as coisas que haviam sido ditas pelo professor.
Orígenes, segundo Eusébio em Hist. Ecl. VI 25
O livro é usado como dotado de
autoridade pela igreja?
apocalypses etiam Iohannis, et Petri, tantum
recipimus, quam quidam ex nostris legi in ecclesia nolunt.
Aceitamos somente o apocalipse de João e o de
Pedro, ainda que alguns de nós não querem que seja lido na Igreja.
Cânon Muratoriano, aprox. 170 d.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário