sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Josefo Exegeta: História e Memória, artigo de Alex Degan (e muito mais do mesmo autor)

Josefo Exegeta: História e Memória começa com uma breve reflexão sobre memória e historiografia. Quando chega a tratar de Josefo mesmo, parece que falta algo. Fiquei com vontade de que o autor tivesse escrito mais por si mesmo, a partir de uma leitura própria da obra do historiador. De qualquer forma, alguns pontos interessantes são levantados. A leitura vale a pena.

Publicação: Revista de História (USP), 2010.

Autor: Alex Dega

Para acessar o artigo, clique AQUI.

Bom, como fiquei interessado no pensamento de Degan, e suspeitando que ele teria mais a dizer, fiz uma pequena busca e, vejam só, encontrei muita coisa. O Alex Dega estuda Josefo desde sua graduação. Temos dele, online, pelo menos mais dois artigos:

As lágrimas e o historiador: uma leitura de Guerras Judaicas (Aqui, o autor já aborda mais de perto o texto mesmo. Que bom!)

Batalhas da Memória: uma proposta de leitura de Flávio Josefo (A capacidade de reflexão teórica do autor torna seus textos mais interessantes. Sem dúvida!)

E, por fim, temos a tese de doutoramento dele também disponível:


Conclusão da história: Alex Degan é, sem dúvida, um dos pesquisadores lusófonos mais dedicados à obra de Josefo. Quem tem interesse no assunto, deveria acompanhar sua produção. Por isso, deixo também o link para o currículo dele na plataforma lattes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário